No momento que iniciamos na encadernação manual não imaginamos o vasto caminho que nos espera pela frente. Na verdade, quando comecei, há não muito tempo, admito, eu não tinha a menor ideia de onde estava me metendo, a não ser que eu gostava de livros e queria saber fazê-los. Depois de alguns, está bem, muitos erros de principiante, resolvi que era a hora de estudar. E aí vem a grande questão: por onde começar na encadernação?
Primeiro passo: corre para o YouTube! Foi o que eu fiz. Existem muitos encadernadores “famosos” que tem seus canais e ensinam muitas coisas. Lá você vai aprender o básico, desde dobrar papel até as costuras mais simples. Isso ajuda por um tempo, mas te garanto que logo você vai estar querendo mais e nenhum encadernador, pelo menos não os sérios, vai entregar seus segredos de graça.
Inglês em toda parte!
Sempre vai haver sites, principalmente em inglês, ensinando o básico. Esse é outro ponto importante: se você está interessado em aprender técnicas tradicionais, melhor exercitar um pouco o inglês. Existem alguns livros em português, mas a imensa maioria é em inglês mesmo e não tem choro. A Amazon tem alguns livros interessantes, a maioria mais cara do que eu gostaria.
Outra forma ótima de começar a estudar são escolas on-line. Eu aprendi demais na Eduk. O site pode ter várias coisas completamente inúteis, mas também tem umas preciosidades. Se tiver que comprar apenas um curso sugiro o do Pablo Peinado que se chama “Encadernação: Estruturas e Impressão do Livro Independente.” Mas se você já quer investir um pouquinho mais, faz a assinatura para um ano. Te garanto que vale.
Então, se você quer saber por onde começar na encadernação, essa foi a minha experiência inicial. Lógico que não parei por aí os meus estudos. Aliás, estudar e aprender a gente não termina nunca!